FORÇA MOTRIZ

Somos Força Motriz, Pensamentos
Vagando no Éter da comunicação
Colhendo palavras, sentimentos
Semeando Amor em pura doação.

Encontrei a ti e junto com estes versos
Que são frutos desta minha emoção,
Traduzindo carinho à todos por certo
Espero tocar bem de leve teu coração.

Tú, que com amizade me homenageias
Infundindo em mim, esta gratidão
Certamente de mim, tu granjeias

Um lugar que é só teu e com razão.
Apesar da distância que nos permeia
Está aqui, no fundo do meu coração.


Você é o visitante nº

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

As Linhas do Yoga


As Linhas do Yoga

Remontando a mais de 10.000 anos, funde-se com a história da Índia que precede a nossa presente civilização. Antes mesmo de Moisés e de Abraão e portanto muito anteriormente ao início da religião Judaica. Os instrutores filosóficos indianos mantiveram vivos até nossos dias seus ensinamentos... sua técnica. Os Vedas e as Upanishad foram escritos a milhares de anos e tem sido transmitidos desde então.
Significando União do espírito do Ser com o espírito Divino.
Necessário se faz explicar que existem 7 (sete) principais tipos ou ramificações do Yoga. E entre as mais recentes, o Pilates e o Power Yoga. Vamos no entanto nos reportar apenas aos tradicionais.
Sendo ponto comum a todas, a ciência da interação humana com O Ser Divino.
O que determina e as qualifica, são os meios = instrumentos e mecanismos que empregam, caracterizando cada uma dessas escolas.
As principais classes ou sistemas do Yoga, servem de diferentes maneiras as pessoas, conforme suas aspirações.

- O buscador do equilíbrio físico com o domínio interno, buscará o HATHA – YOGA que é a união dos extremos, para chegar a sua interação.

- Aquele, de talento meditativo, tirará muitos benefícios do RAJA - YOGA , que utiliza o domínio interno dos mecanismos lentos e demorados da atividade mental.

- O que se preocupa com a ética, procurará o KARMA – YOGA, que emprega a atividade externa, a vida ativa, o reto agir, com renúncia progressiva ao objeto da ação.

- O tipo emocional, deve provavelmente sentir-se atraído pelo BHAKTI –YOGA, que é a prática do Amor e devoção à Deus, a serviço do próximo, tal como exemplificado por S. Francisco de Assis, Mahatma Gandhi ou o Sathya Say Baba.

- O de espírito intelectual e filosófico, identificar-se-á com o JNANA – YOGA, que emprega o discernimento e conhecimento abstrato. O caminho da ciência. A busca das explicações divinas através da ciência.

- Aquele que se identifica com os sons internos e externos, tenderá para o MANTRA – YOGA, que usa o domínio do som, e a aplicação do ritmo a determinadas combinações de sons, na busca do Harmôniun.

- O ser voltado para as energias sutis, com certeza, será encaminhado para a prática do TANTRA – YOGA, que emprega o exercício das energias psíquicas e fisiológicas, como a busca do despertar espiritual através da prática sexual.

Yoguin – Valdemir Costa.

Um comentário:

Hana disse...

Eu estou Hana, sou luz e reconheço a luz em vc!
Boa tarde maravilho, vc é muito especial,sentimos pelo seu blog o compromisso que vc tem com a vida com o amor e a harmonia, passo tardes lindas em seu blog.
Com carinho Hana.