FORÇA MOTRIZ

Somos Força Motriz, Pensamentos
Vagando no Éter da comunicação
Colhendo palavras, sentimentos
Semeando Amor em pura doação.

Encontrei a ti e junto com estes versos
Que são frutos desta minha emoção,
Traduzindo carinho à todos por certo
Espero tocar bem de leve teu coração.

Tú, que com amizade me homenageias
Infundindo em mim, esta gratidão
Certamente de mim, tu granjeias

Um lugar que é só teu e com razão.
Apesar da distância que nos permeia
Está aqui, no fundo do meu coração.


Você é o visitante nº

sábado, 21 de janeiro de 2012

Açai de Turista

Que tal ? Um Açaí com banana, manga, uvas, maçã ou qualquer outra fruta?
No programa Bem Estar do dia 20/01/2012, da Globo, nós, os paraenses, fomos honrados com o reconhecimento das propriedades benéficas para o ser - humano, advindas do consumo do nosso Açaí. Que é um tremendo anti-oxidante, com o seu trabalho de limpeza das células, o que retarda o envelhecimento, equiparando-se as propriedades do óleo de oliva e mais que o abacate, entre outras frutas de igual potência. Parabéns ao programa.
O Que nos decepciona, é o emprego equivocado dessa fruta, em receitas extravagantes de pessoas que desconhecem o rito sagrado para os paraenses, de seu uso. Pois até para ser provado em forma de caroço, precisa de seu ritual que inclui, desde o retirar o seu cacho, de sua alta e fina palmeira, evitando derrubá-lo ao chão, depois, debulhando-o, (separando-o do cacho) e armazenando-o em paneiros forrados com folhas de bananeira, sendo comercializado dessa forma até chegar ao amassador que o coloca de molho em água quente por 1.00 h. provocando o amolecimento de sua casca – polpa e assim , colocados nos liquidificadores específicos, de baixa rotação e capazes de receber até 10 litros de caroços que a medida que o amassador (chamado açaizeiro) vai dosando a água enquanto a máquina gira os caroços que vão soltando sua polpa através do seu coador, fluindo para a bacia, inox, a papa cuja espessura vai sendo dosada conforme os 4 tipos ofertados para venda: Fino, Médio e Grosso e ou papa. (este, sob encomenda). É vendido em sacos plásticos de ½, 1 ou 2 litros. É servido geralmente, grosso, gelado, com ou sem açúcar; com ou sem farinha – d’água, ou farinha de tapioca (esta, branquinha e fofa, como isopor) ou sob a forma de sorvete ou picolé. Alguns mais tradicionais, preferem-no como acompanhante para os pratos: Peixe – Pirarucú, frito, Carne de Sol ou Xarque assado.
Nunca ! Nunca é misturado a comida. Pois é servido em uma cuia (vasilha natural) e a medida que o apreciador vai saboreando sua refeição, vai provando de uma colher de seu açaí. (neste caso, sempre,sem açúcar). Outros, já o preferem em forma de sobremesa, com ou sem açúcar, como descrito acima. Porém, jamais, misturado a outras frutas e ingredientes, como xaropes ou pó de guaraná, flocos, etc. , modificando para pior, o seu sabor. Mas esse alimento – sobremesa, verdadeiro néctar, pode ser saboreado no modo tradicional, em Belém do Pará ou no Amazonas. Sintam-se convidados a experimentar nas formas descritas, quanto as outras frutas, que tal, consumi-las uns 30 minutos depois?
Pergunto: Você misturaria o seu açaí, com outras frutas?
Valdemir F.S.Costa.