FORÇA MOTRIZ

Somos Força Motriz, Pensamentos
Vagando no Éter da comunicação
Colhendo palavras, sentimentos
Semeando Amor em pura doação.

Encontrei a ti e junto com estes versos
Que são frutos desta minha emoção,
Traduzindo carinho à todos por certo
Espero tocar bem de leve teu coração.

Tú, que com amizade me homenageias
Infundindo em mim, esta gratidão
Certamente de mim, tu granjeias

Um lugar que é só teu e com razão.
Apesar da distância que nos permeia
Está aqui, no fundo do meu coração.


Você é o visitante nº

sexta-feira, 25 de junho de 2010


O que é o Hatha – Yoga
A palavra Hatha, em Sânscrito, tem o significado literal de “domínio, poder esforço” presumindo que é necessário um esforço psicofísico extraordinário para se atingir seus objetivos . De acordo com os Upanishad, Hatha, é também dotada de uma significação esotérica, em que é relacionada com as sílabas Há (sol) e Tha (Lua). Hatha-Yoga, então significa a união dos dois pólos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém. Estes dois pólos estão presentes em todo o universo, desde a mais grandiosa galáxia à menor das bactérias. Estão presentes num gesto, numa flor, enfim em qualquer forma de matéria ou energia. Há e Tha são respectivamente os pólos, positivo e o negativo a Luz e as trevas, o quente e o frio, a atividade e a passividade, o dia e a noite, a vida e a morte, Purusha e o Prakriti, o Yng e o yang (do Taoísmo chinês) encontram-se presentes em toda parte, realizando o milagre do dois em Um.
As duas forças (O Positivo e o Negativo) quando em equilíbrio, geram o cosmo, isto é; a ordem em desequilíbrio, criam o caos, ou seja; a desordem. Diz-se que reina saúde quando elas se mantém equilibradas. Então, o corpo em si, é um Cosmo. Da mesma forma, a enfermidade surge quando uma delas predomina.
O Hatha-Yoga, como sucessor imediato da doutrina Sidha ( formada a princípio pelos 84 mestres perfeitos), do Tantrismo, que promoveu a cultura do corpo ou a compreensão através do corpo (khaya-sadhana) como primeiro passo na busca do verdadeiro Eu e da conseqüente libertação do estado de consciência. Preparando o corpo, através das ásanas ou exercícios, para práticas espirituais mais elevadas, rumo a imortalidade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Transfiguração

Viajando no tempo, alcansei um momento repleto de magia, guardado lá no fundo do coração; em meio a tantos, compartilho este, com emoção.

Estavas tão linda quando te desnudastes...
Para mim, vinhas tímida, sorrindo...
e aos meus braços ansiosos te entregastes,
Qual flor ingênua para o sol se abrindo.

E minhas mãos, repentinamente macias,
Como em transe, num ritual de amor,
Compuseram sensualíssimas melodias
Sobre teu corpo rescendendo a flor.

E eu te amei tanto, tanto...
Que inda agora, sem errar garanto.
Aquela emoção em mim, não finda.

porque te colhi como antes não o fizera.
E em poemas, transformei todas as quimeras
Na tua carne jovem... Nua... E linda.