FORÇA MOTRIZ

Somos Força Motriz, Pensamentos
Vagando no Éter da comunicação
Colhendo palavras, sentimentos
Semeando Amor em pura doação.

Encontrei a ti e junto com estes versos
Que são frutos desta minha emoção,
Traduzindo carinho à todos por certo
Espero tocar bem de leve teu coração.

Tú, que com amizade me homenageias
Infundindo em mim, esta gratidão
Certamente de mim, tu granjeias

Um lugar que é só teu e com razão.
Apesar da distância que nos permeia
Está aqui, no fundo do meu coração.


Você é o visitante nº

sábado, 7 de agosto de 2010

Respire Fundo

Transcrevo parte de uma entrevista feita com o Yoguin Hermógenes, Mestre dos mestres brasileiros.
Precursor da Ioga no Brasil, ele criou sua primeira academia no Rio de Janeiro há quase 50 anos. Conheça o professor Hermógenes, um ex-militar que depois de usar a Ioga para salvar-se de uma tuberculose quase fatal, publicou 30 livros sobre o tema – e, indiretamente detonou no país uma pequena revolução na forma de melhorar recriar e repensar o corpo. ( Yoguin - Valdemir Costa,)
Por Karla Monteiro
Fotos: Albrecht Gerlach
Nos anos 60, o professor Hermógenes demonstra a prática de nauli, em que o abdômen é sugado ao se expandir o peito, sem ar (o praticante não respira), isolam-se os músculos do abdômen num movimento ondulatório, da dir. para a esq. e vice-versa. É um exercício abdominal que serve para limpar o cólon e é excelente massagem para os órgãos internos desta região.
O senhor que me abre a porta é um velhinho. Tem no rosto as marcas inconfundíveis dos anos vividos. O caminhar é lento, mas com uma firmeza que chama a atenção. A voz é baixa, rouca – e, ao mesmo tempo, precisa, afiada. Os olhos azuis o traem logo à primeira vista. São vivos, brilhantes demais, do tipo que emitem sabedoria, sem deixar de ainda questionar.
 O potiguar José Hermógenes de Andrade Filho, o professor Hermógenes, tem 85 anos e mais de 50 dedicados à ioga. Sentado em uma cadeira antiga, perto de uma janela que enquadra perfeitamente o pão de açúcar, ele conta que começou a estudar a filosofia oriental empurrado por uma doença, a tuberculose, que o levou ao “sofrimento extremo”. Com a prática constante de ásanas (as posturas físicas da ioga), passou de um homem gordo e envelhecido a um corpo esculpido, como ele mesmo define. “Ganhei um alongamento prodigioso. Já não havia mais sinais de doença. Fiquei cheio de paz” afirma. Em 1960, publicou um livro revolucionário para a época, o primeiro compêndio em português de hatha ioga. A obra Autoperfeição com Hatha Yoga está na 48ª edição. “Estudei muito para escrever. Não queria que o livro virasse objeto de riso dos profissionais, dos médicos”, comenta. “Ninguém falava em ioga no Brasil. Eu estava sozinho nessa aventura fantástica.”
Na voz do professor, nenhum sinal de heroísmo. Ele não se gaba. Só conta a sua história. Casou-se duas vezes, com Ione Maria e Maria Bicalho, ambas falecidas. Foi militar. Tem duas filhas, Ana Lúcia e Ana Cristina, seis netos e três bisnetos. Já escreveu 29 livros, após o sucesso do primeiro. Traduziu outros oito, sendo três dos mais famosos gurus indianos, Sai Baba. E ainda ensina no mesmo espaço, a Academia, no centro do Rio, onde está há exatos 45 anos. Divertido, do tipo piadista, o professor Hermógenes fala uma língua estranha. A compreensão profunda, sem dúvida, exige transcendência. Em suas reflexões – são centenas –, ele catalogou duas doenças que explicariam todas as neuroses modernas: a “egoesclerose” e a “normose”. “A egoesclerose é a hipertrofia do ego, do fulano de tal que eu penso que sou. Só se trabalha para si próprio, só se serve a si mesmo”, explica. “Já a normose é a doença de ser normal. As pessoas querem se encaixar num padrão, o que leva a doenças como anorexia, bulimia, depressão, síndrome do pânico. A moda é uma conseqüência fantástica da normose”, completa. E ele inclui nesse balaio da normose o modismo da ioga. O antídoto para as duas enfermidades seria o que ele chama de “Des-Ilusionismo”. “Preciso que você coloque isso aí na revista, porque estou procurando sectários. Estou fundando a Igreja Universal do Des-Ilusionismo. Mas nem eu consegui ainda virar um fiel seguidor. Eu ainda sou um iludido”, brinca. Assim a conversa de mais de três horas seguiu a sua toada. Durante o prazeroso encontro, o professor percorreu vários aspectos da vida, da fé e, principalmente, vários aspectos da busca da felicidade. Sempre apresentando uma visão particular, original de tudo. Concordemos com ele – ou não, diga-se. “Estou conseguindo ser feliz

Com carinhosa reverência, Yoguin Valdemir Costa.






Nenhum comentário: